Um café com Licks



Por Fabricio Mazocco – criador e moderador do blog Rock 80 Brasil 


Primeiro quero pedir permissão: neste texto deixo de lado o meu “lado” jornalista. Escrevo em primeira pessoa, uso adjetivos, qualifico sem medo algum e me emociono (dizem que jornalistas são frios). Isso para falar do melhor guitarrista (senão, um dos melhores) que o Brasil teve e tem. Um guitarrista que fala de guitarra como ninguém, faz tese sobre futebol e quando o assunto é música, então nem se fala.
13h em ponto, em um lugar do Rio de Janeiro. No caixa da cafeteria o pagamento do café. Não tem como não reconhecer. Lá estava com uma xícara na mão o gênio Augusto Licks. Isso mesmo, aquele jornalista de Montenegro (RS) que participou do “Deu pra ti anos 70”, fez e faz trilha sonora para filme, para teatro, escreveu sobre futebol, foi guitarrista do Nei Lisboa, dos Engenheiros do Hawaii e mais um bocado de coisa.
Uma mesa nos aguardava. “Como vai?” Estamos ótimos, obrigado! Que tal começar do óbvio: guitarra. E dá-lhe aula, Augustinho. Não precisou muito para me convencer que fiz um dos melhores investimentos ao comprar uma Steinberger. E sabia que no solo do “Somos quem podemos ser” foi ligado um outro aparelho na guitarra? Que no “Piano bar” cada nota se junta com a seguinte e assim por diante? Então fique sabendo. E qual a maior dificuldade em tocar teclado e guitarra ao mesmo tempo nos shows? Não esbarrar um no outro! Risos. Um gole de café.
Falando em esbarrar, hora de falar de futebol. Sorte do Fluminense que levou o campeonato brasileiro. Azar do meu Palmeiras que foi para divisão de baixo. Quem sabe esses dois podem ter muito em comum. Espera um pouco, como um guitarrista pode saber tanto de futebol? Já o chamei de gênio antes?!
Voltamos para os mestres da guitarra: um falando dos demais. Steve vai? Vai. Isso mesmo. Certa vez perguntaram ao Licks se para ser um bom guitarrista seria necessário ser um Joe Satriani. “Claro que não”. Há uma diferença entre o impacto e o encanto. O impacto enjoa. O encanto emociona e aí é para toda vida. Dedos rápidos? Não necessariamente. Nota certa na hora certa. Infalível. Música emociona, palavras emocionam, estar com o melhor guitarrista do Brasil emociona.
A xícara esvaziou. Hora de nos despedirmos. Uma hora que valeu pela vida toda. São sonhos que se realizam, são notas tocadas na hora certa. Até breve, gênio!


P.S.1 Na foto, este blogueiro e Licks
P.S.2 Um salve salve especial ao amigo Emerson Rickenbacker!

Blog Rock80Brasil

Informações sobre o melhor do nosso Rock 80 Brasil. Curta nossa página no Facebook (BlogRock80Brasil), siga nosso twitter (@Rock80Brasil). Equipe: Fabricio Mazocco, Ellen Visitário e Murilo Boarini.

18 comentários :

  1. Esse é meu amigo Fabrício. Jornalista competente que admiro muito. Abração e parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  2. Graaande Licks!
    Belíssimo post, Fabricio! De verdade!
    E essa foto merece um porta-retrato!

    ResponderExcluir
  3. Tai. Encantar, mais do que impactar. Coração, não cardiologista. Cantar a verdade, não os the vocês.

    ResponderExcluir
  4. Ninguém faz comentários sobre futebol como o Augustinho. Papo mais que especial. Valeu Fabricio. Volte sempre. =)

    ResponderExcluir
  5. e ele ainda fuma igual uma caipora?

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, pela entrevista. Digamos que você é um felizardo (sortudo), pois Augusto Licks é um sujeito muito avesso à entrevistas e totalmente reservado quanto às questões de ENGHAW. Um forte abraço!!!

    ResponderExcluir
  7. Muito legal... com certeza deve ser uma honra entrevistas o licks, sem dúvida um dos melhores guitarristas do Brasil...

    ResponderExcluir
  8. Nossa!!! Depois que acabou o GLM, puts!!! ENGSdoHawaII não é mais o mesmo, o Humberto até q tenta, mais....... Tenho certeza q um DIA ainda verei essa FANTÁSTICA BANDA novamente......

    ResponderExcluir
  9. Blogger Unknown disse...
    Nossa!!! Depois que acabou o GLM, puts!!! ENGSdoHawaII não é mais o mesmo, o Humberto até q tenta, mais....... Tenho certeza q um DIA ainda verei essa FANTÁSTICA BANDA novamente......

    CORRIGINDO O PRIMEIRO POST..

    MEU CARO POSER ANTES DE POSTAR UM COMENTARIO É BOM TER ALGUM TIPO DE CONHECIMENTO PARA NÃO PAGAR MICO NA INTERNET..
    O GLM FOI APENAS UMA DAS VARIAS VARIAVEIS DO POETA HUMBERTO GESSINGER..
    ENGENHEIROS DO HAWAII, GLM, GESINGER TRIO, POUCA VOGAL, GESSINGER SOLO, TUDO É O EXERCITO DE UM HOMEM SÓ HUMBERTO GESSINGER TUDO É O ULTIMO POETA VIVO DO ROCK NACIONAL HUMBERTO GESSINGER.. SÃO 19 CDS COM O VIGESIMO QUASE SAINDO DO FORNO "O CD INSULAR" E TODOS SÃO PREFEITOS TODAS AS FORMAÇÕES SÃO FANTASTICAS..20 CDS, 5 LIVROS COM O QUE ESTA SAINDO DO FORNO, 6 DVDS CONTANDO COM O POUCA VOGAL, 8 LPS TUDO É HUMBERTO GESSINGER.. O ENGENHEIROS DO HAWAII CONTINUA O MESMO HUMBERTO É A VOZ E A ALMA DOS ENGENHEIROS DO HAWAII E AO LADO DE RAUL SEIXAS, RENATO RUSSO E CAZUZA FORMA O QUARTETO FANTASTICO DO ROCK NACIONAL.. SE VEREMOS ESTA FORMAÇÃO DE NOVO OU NÃO SÓ O TEMPO DIRA EU ATÉ GOSTARIA DE VER ESTA FORMAÇÃO DE NOVO EM UMA TOUR COM DIREITO A DVD DE 30 ANOS DOS ENGENHEIROS MAS NÃO SERIA JUSTO COM OS OURROS MUSICOS TERIA QUE TER TODO MUNDO NO PALCO TODOS OS GRANDES MUSICOS QUE TOCARAM COM HUMBERTO GESSINGER AO LONGO DOS 30 ANOS DE CARREIRA.. PARABÉNS LICKS FELIZ ANIVERSARIO MAS CONSIDERO O LICKS APENAS MAIS UM QUE FEZ PARTE DO EXERCITO DE UM HOMEM SÓ CHAMADO HUMBERTO GESSINGER..ENTRE TANTOS GRANDES MUSICOS ENGHAW LICKS E MALTZ FORAM OS MELHORES MAS GRANDIOSO MESMO É O TRABALHO DO POETA HUMBERTO GESSINGER SÃO 19 CDS PERFEITOS FAZENDO ROCK E ISSO NÃO É PARA QUALQUER UM..HUMBERTO GESSINGER POETA, FILOSOFO, ESCRITOR, MULTIINSTRUMENTISTA, E VOCALISTA DA MAIOR BANDA D EROCK DA HISTORIA DO BRASIL AO LADO DA LEGIÃO URBANA E TUDO ISSO SEM PRECISAR ESTAR NA MIDIA GRAÇAS A DROGAS OU HOMOSSEXUALISMO..NA MINHA MODESTA OPINIÃO HUMBERTO GESSINGER JÁ SUPEROU ATÉ RAUL SEIXAS.. POR ISSO POSER É SEMPRE BOM POSTAR COM CONHECIMENTO BLZ.. FUI A SHOWS DE ENGENHEIROS E LEGIÃO NO MELHOR MOMENTO DA CARREIRA DAS DUAS BANDAS E TENHO TUDO DAS DUAS BANDAS POSSO FALAR COM PROPRIEDADE SOBRE O POETA HUMBERTO GESSINGER

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem vergonha de escrever tantas besteiras? Só porque você idolatra o Humberto, não significa que outras pessoas não conheçam e não possam falar sobre. Carlos Maltz, que tem muito mais propriedade pra falar de HG e Engenheiros que você, diz em seu blog, "Quando fomos aos Estados Unidos, em 1995, já sem o Augusto, já não éramos mais uma banda. Éramos um bando de gente, cada um atirando para um lado.". HG continua atirando pra todos os lados.

      Excluir
  10. Alguém sabe por onda anda, ou o que está fazendo o Marcelo Pitz?

    ResponderExcluir
  11. Esse Marcos Romero é um grande puxa-saco do Humberto Gessinger, com conhecimentos superficiais apresentados. O Humberto não seria nada sem os companheiros de batalha meu caro. Exército de um homem só não vence batalha nenhuma, fica apenas vagando cambaleante, nos projetos ditos paralelos. O Humberto nunca mais teve a projeção e importância da época que tinha seus companheiros Maltz e Licks. Assim, como a Legião não seria a mesma se não contasse com Bonfá e Dado.

    Tenho dito.

    ResponderExcluir
  12. Oi Fabricio que inveja irmão. Vendo a foto percebo que eu não reconheceria o Augusto na rua. Gratas lembranças. Pena que até aqui aparece o chato de galocha do Marcos Romero Cruz Cardoso que o pessoal já tem que aguentar os comentários de fanático religioso gessingeriano dele em quase todos os vídeos dos engenheiros no youtube. Esse maluco é perigoso. Vai que um dia da uns tiros no Humberto que nem o Mark Chapman no John Lennon. Abraços.

    ResponderExcluir
  13. O Humberto é um músico grandioso, tanto quanto sua arrogância! Mas o cara é muito bom!

    ResponderExcluir
  14. O Humberto é um músico grandioso, tanto quanto sua arrogância! Mas o cara é muito bom!

    ResponderExcluir