Rock 80 Brasil
  • Inicial
  • Notícias
  • Promoções
  • Videos
    • RockClipe
    • VideoHistória
  • Audios
    • RockDisco
    • NoutraBatida
    • RockCloner
  • Especiais
    • Entrevistas
    • Coberturas
    • MadeIn
    • Era Assim
    • Musos(as) do Rock
    • Encontros
    • Festivais
    • RockAgenda
  • Parceiros


Como já dito e repetido diversas vezes por aqui, o Rock 80 Brasil teve várias facetas. Tivemos influências de vários tipo de Rock. Um deles foi o punk, originário da Inglaterra e que se alastrou pelo mundo, reunindo jovens, principalmente da periferia e da classe operária.
Foi nos dias 27 e 28 de novembro de 1982, portanto há 32 anos, ocorria em São Paulo um dos mais importantes marcos da história do movimento punk. Foi o festival "O Começo do Fim do Mundo", que aconteceu no Sesc Pompeia, na capital paulista, cujo objetivo foi reunir as diversas facções punks da capital e do ABC paulista. Apresentaram-se um total de 20 bandas, entre elas Dose Brutal, Inocentes, Lixomania e Ratos de Porão. Os shows foram gravados em um tape e lançado em forma de LP em 1983. O programa Som do Vinil, apresentado pelo ex-batera dos Titãs, Charles Gavin teve o festival como tema de um programa. Vale a pena conferir.



Há exatos 21 anos a Legião Urbana lançava seu sexto álbum: o "Descobrimento do Brasil". Nesse disco Renato traz letras otimistas, principalmente pelo tratamento da dependência química.
As músicas deste álbum não foram as mais tocadas da banda em rádios, mas grande parte delas está entre as preferidas dos fãs e trazem grandes significados. A "Vinte e Nove", por exemplo, que abre o disco, trata do período que Renato ficou em uma clínica de reabilitação. Porém, a música que foi a primeira de trabalho e que ganhou um clipe pela MTV é a "Perfeição".
Só para relembrar uma postagem que já fizemos aqui, e a título de curiosidade. Na letra da música Russo utiliza sete verbos para as situações descritas na canção. São eles: celebrar, comemorar, alimentar, machucar, cantar, festejar e esquecer. São utilizados de forma parecida os verbos "celebrar", "comemorar" e "festejar". Todos os verbos se relacionam a 65 situações. Para o "celebrar", são 44 situações; para o "comemorar", 13; para o "alimentar", 1; para o "machucar", 1; para o "cantar", 1; para o "festejar", 4; e para o "esquecer", 1. Dentro das "celebrações", a primeira é a estupidez humana e a última é "a estupidez de quem cantou essa canção". Então vamos conferir o clipe dessa música. 
 


Ele se foi. Aos 42 anos e vítima há oito de um mieloma múltiplo, câncer que se desenvolve na medula óssea,  Luciano Leindecker nos deixou na última sexta-feira (21).

Mas, nós, do Blog Rock 80 Brasil, estamos aqui para relembrar a alegria de Luciano Leindecker num encontro singelo entre ícones da música gaúcha.

Foi em 2009, na gravação do DVD Ao Vivo em Porto Alegre, do Pouca Vogal, – um projeto paralelo dos músicos Humberto Gessinger e Duca Leindecker – que o Luciano, acompanhado com um instrumento diferente e ao mesmo tempo com um som autêntico, participou de uma das canções apresentadas durante o show, a Música Inédita, composição feita por seu irmão Duca Leindecker.

Aqui fica a lembrança e o respeito que sempre teremos por um músico que lutou pela vida até onde pôde. Não há palavras para descrever a coragem e a alegria que persistiam na alma de Luciano Leindecker.

E seremos gratos por isso. Sempre!




Os dois foram ícones de uma geração de jovens roqueiros que mostraram que a juventude estava muito longe de ser apenas uma banda numa propaganda de refrigerantes. Renato Russo e Cazuza têm muitas coisas em comum. Uma delas era (é) representar toda uma geração que fez poesia e rock nos anos 80. Outra é cantarem aquilo que os jovens da época queriam falar. Tem mais: infelizmente os dois nos deixaram muito cedo.
Cazuza já estava muito fraco. Precisava de cuidados. Mesmo assim queria demonstrar uma força que estava cessando. Ele disse que queria ir ao show que a Legião Urbana faria no dia 7 de julho de 1990. Mas foi justamente nesse dia que Cazuza nos deixou. Renato Russo, colega de geração e de poesia não deixou passar em vão e fez uma justa homenagem ao jovem poeta. Com um violão, Renato Russo tocou a última música, do último lado, do último disco do Cazuza, a "Quando eu estiver cantando", de autoria de Cazuza e João Rebouças, que está no disco "Burguesia", lançado em 1989. Vamos conferir essa versão e a original de Cazuza.
  

Chegamos! E como você sabe já sabe: hoje é dia de postar o RockAgenda!
E para começo de conversa: teremos Rock 80 Brasil espalhando por diversos cantos do país. Saca só: Ainda essa semana terá o som de Humberto Gessinger em Minas Gerais e Bahia; pra galera que segue nas redondezas de São Paulo e capital, anotaí: a Capital Inicial e o Arnaldo Antunes. E no Rio de Janeiro: Os Paralamas do Sucesso comemorando os 30 anos de trajetória e a banda Biquini Cavadão.

Quer saber mais? Então confira estas e as demais datas e locais de shows, programa-se, e como sempre: divirta-se!

Lulu Santos
21/11/14 – Recife/PE
22/11/14 – Fortaleza/CE

Ira!
21/11/14 – Bauru/SP
22/11/14 – Valinhos/SP

Arnaldo Antunes
21/11/14 – São Paulo/SP
23/11/14 – Ipatinga/MG

Humberto Gessinger
21/11/14 – Varginha/MG
22/11/14 – Itajubá/MG
28/11/14 – Ilhéus/BA

Biquini Cavadão
21/11/14 – Volta Redonda/RJ
22/11/14 – Niterói/RJ
28/11/14 – Goiânia /GO

Capital Inicial
21/11/14 – Sorocaba/SP
22/11/14 – Presidente Prudente/SP
28/11/14 – Jaguariúna/SP

Os Paralamas do Sucesso
21/11/14 – Rio de Janeiro/RJ
28/11/14 – Macaé/RJ

*Detalhes das respectivas datas e locais de show, você encontra nos sites oficiais de cada artista.*



O Rock 80 Brasil foi formada por muitas bandas e artistas, de vários gêneros dentro do rock, cada qual com sua importância. Uma dessas bandas foi a Herva Doce.
A banda foi formada meio ao acaso, como dizem por aí. Dois integrantes, o Marcelo Sussekind, que depois viria a se tornar um dos maiores produtores do Brasil, e Renato Ladeira gravaram em pleno carnaval de 1982 umas músicas que tocaram na rádio.
Montaram uma banda, logo já foram contratados e gravaram o primeiro LP, com destaque para "Erva Venenosa". No ano seguinte gravaram mais um LP (cujo lançamento foi justamente no dia 20 de novembro, ou seja, 31 anos atrás) e depois mudaram de gravadora e foram sucesso de novo com a música "Amante Profissional". Confira abaixo a apresentação do grupo no programa Viva a Noite, do SBT, apresentado pelo Gugu Liberato, com a canção "Amante Profissional".
  


Em meados de 1989, mesmo debilitado com a doença, lá estava Cazuza dividindo a sua inconfundível voz ao lado de Simone.

A canção escolhida para o show, que foi transmitida pela emissora Rede Globo, no programa “Uma Prova de Amor”, foi a Codinome Beija-Flor, feita por Cazuza, Reinaldo Arias e Ezequiel Neves.

Além de ter sido um encontro singelo destes dois ícones, Cazuza traduz no final o vídeo o que seriam “os segredos de liquidificador” contidos na letra. Vamos conferir?



 
Se estivesse vivo, o grande Júlio Barroso completaria hoje 61 anos. Se até hoje o Rock 80 Brasil é lembrado isso se deve em grande parte ao compositor, jornalista e mais um bocado de coisa, Júlio Barroso.
Foi Júlio que, em uma viagem ao exterior, voltou para o Brasil cheio de ideias para agitar a música brasileira. E foi assim que aconteceu. Júlio criou o grupo Gang 90 e as Absurdettes. Participou do Festival de Música com a canção "Perdidos na Selva", mostrando que algo estava para acontecer no cenário musical brasileiro. Depois o grupo tocou nas rádios e televisão e abriu portas para outros grupos. Júlio morreu em 1984, depois de cair de um prédio. Vamos relembrar uma passagem da Gang 90 no Chacrinha.

A noite de sexta-feira, 14, foi regada de muita boa música, pois os correspondentes do Blog Rock 80 Brasil presenciaram e cobriram o show da turnê de 30 anos d’Os Paralamas do Sucesso, no Citibank Hall, em São Paulo. E você poderá conferir na integra o que rolou na capital paulista!


Um pouco mais das 10h da noite e com a recepção de um público caloroso, subia ao palco do Citibank Hall, na capital paulista, uma das bandas consagradas da cena do rock nacional anos oitenta: Os Paralamas do Sucesso.

Com direito a transmissão ao vivo, concedida pelo canal Multishow, o trio começou a noite com “Alagados” e “Bora, Bora”; e mesclando as canções “Patrulha Noturna”, “Cinema Mudo!” e “Ska” com jogos de luzes que contemplavam o início do show.

Além da formação original, Herbert Vianna, João Barone e Bi Ribeiro, o trio estava acompanhado pelos músicos Bidu Ribeiro (trompete e percussão), Monteiro Jr (saxofone e percussão) e o João Fera (teclados); e seguiram com as canções “Calibre”, “Mensagem de Amor” e a inconfundível “Cuide Bem do Seu Amor”.

É impossível explicar a alegria que transbordava pelo público e a satisfação da banda de dividir os 30 anos de estrada com um misto de gerações, e embalaram a noite com “Me liga/Como Uma Onda”, “Romance Ideal”, “Quase Um Segundo” e “Meu Erro”.
















Herbert Vianna agradecia a todos, desde os fãs a equipe técnica, a participarem daquela noite especial  e entre as canções memoráveis, lá estavam os hits “Óculos”, “Lanterna dos Afogados”, “Na Pista/Meu Sonho” e “Ela Disse Adeus”, e em seguida o público contribuía com um coro de vozes em “Você”, do Tim Maia, “A Novidade”, “Melô do Marinheiro” e a inabalável “Uma Brasileira”.

O setlist que fazia uma revira-e-volta nos grandes sucessos d’Os Paralamas do Sucesso disparou o show com “O Beco”, “Lourinha Bombril (Parate Y Mira)” e a romântica “Aonde Quer Que Eu Vá”.

E por mais que ninguém quisesse se despedir, o trio finalizou a noite com as canções “Caleidoscópio”, “Vital e Sua Moto”; e com direito a dar um pulo em Brasília os músicos fecharam com chave de ouro o show com “Que País É Esse?”, grande sucesso na voz da Legião Urbana.

A turnê de 30 anos da banda passará ainda esta semana pela Cidade Maravilhosa (RJ), e nós, de São Paulo, recomendamos a você que vá, pois será uma das grandes oportunidades de fazer parte da trajetória do power trio Os Paralamas do Sucesso.

Acesse: http://osparalamas.uol.com.br/


Quer conferir as fotos deste show? Basta clicar AQUI.

- - - 

Resenha: Ellen Visitário
Fotos: Raphael Prado


"Educação Sentimental" é o segundo disco do Kid Abelha e os Abóboras Selvagens, que depois simplificou o nome para Kid Abelha. O álbum foi lançado em 1985. Era para ser lançado no início do ano, mas em razão do Rock in Rio que o grupo participou, os trabalhos foram prorrogados.
O título do álbum tem a inspiração de um livro francês de 1869. As letras são voltadas para um público jovem, com temas como amores maduros e independência.
No álbum estão clássicos do grupo como "Lágrimas e Chuva", "Os Outros", "Garotos" e "A Fórmula do Amor". Não tem como não ouvir.




Há exatamente 28 anos, ou seja, foi no dia 10 de novembro de 1986 que uma "nova" banda que viraria referência no Rock 80 Brasil lançou seu primeiro disco. Estamos falando dos gaúchos dos Engenheiros do Hawaii e o disco "Longe Demais das Capitais".
A banda, que foi criada para tocar apenas uma noite, no dia 11 de janeiro de 1985, foi um "pouco" mais longe que isso. No mesmo ano de 1985, Humberto Gessinger (guitarra), Marcelo Pitz (baixo) e Carlos Maltz (bateria), entraram na coletânea "Rock Grande do Sul", com duas canções: "Segurança" e "Sopa de Letrinhas".
Então, em 1986 a banda gravou o "Longe Demais das Capitais", uma alusão clara ao rock que vinha fora do eixo Rio de Janeiro-São Paulo-Brasília. A música que estourou foi a "Toda Forma de Poder", que entrou na trilha sonora da novela "Hipertensão", da TV Globo, e que ganhou um videoclipe. Vamos conferir!



Mais um final de semana se aproximando e o RockAgenda pega carona nessa estrada da música. E quer saber? O RockAgenda da semana está super!
Começando com as apresentações do Arnaldo Antunes na capital e nas redondezas de Minas Gerais. Mas a galera de São Paulo não ficará fora da agenda, não! Pois Os Paralamas do Sucesso estará na cidade de pedra; e lembrando que o Nando Reis e o Lulu Santos estarão em algumas cidades do interior paulista.
E pro pessoal de São Luis/MA, se liga: o Humberto Gessinger estará aí com a sua turnê Insular! Aproveita!

Tá super o nosso RockAgenda, né? Então veja estas e as demais datas e locais de shows, programa-se, e claro, divirta-se! Yeah!

Arnaldo Antunes
08/11/14 – Belo Horizonte/MG
09/11/14 – Vespesiano/MG
13/11/14 – Campinas/SP

Ira!
08/11/14 – Curitiba/PR
14/11/14 – Pato Branco/PR

Capital Inicial
08/11/14 – Boa Vista/RR
14/11/14 – Rio de Janeiro/RJ

Nando Reis
08/11/14 – Campinas/SP
14/11/14 – São Luís/MA

Lulu Santos
08/11/14 – Vitória/ES
14/11/14 – Ribeirão Preto/SP

Nenhum de Nós
13/11/14 – Caxias do Sul/RS

Os Paralamas do Sucesso
14/11/14 – São Paulo/SP

Titãs
14/11/14 – Curitiba/PR

Humberto Gessinger
14/11/14 – São Luis/MA

*Detalhes das respectivas datas e locais de show, você encontra nos sites oficiais de cada artista.*

Arte: site PittyStop













Na última sexta-feira, 31, o canal Multishow preparou uma festa para prestigiar artistas de diversos estilos e ritmos. E o tema para contribuir neste Prêmio Multishow 2014 foi a década de 1990.
Passando por várias fases musicais, desde sertanejo raiz ao axé, o Multishow convidou vários artistas para interpretar esta fase que contribuiu na cena da música.

E para complementar o gênero Rock, nada mais nada menos que a Pitty para cantar um dos sucessos que marcou a carreira de Cássia Eller: Malandragem – composição feita por Cazuza e Frejat.

Com a sua voz marcante, a Pitty fez bonito nesta homenagem. E cá estamos nós para te mostrar como ficou esta interpretação no RockCloner de hoje! Confere aí!
















Ela foi cercada de boa música desde sempre e rodeada por várias sintonias. Estamos falando da Luíza Possi, compositora, cantora e dona de uma voz única. E graças às boas influências musicais, a Luiza fez parte de um dos episódios do programa “Coletivation MTV”, homenageando um dos ícones do Rock 80 Brasil: Lulu Santos.

A canção escolhida por Luiza Possi foi a “O Último Romântico”, que está carimbada e registrada no terceiro álbum de estúdio do Lulu Santos, o “Tudo Azul”, de 1984. Lembrando que a composição foi assinada também por Antônio Cícero e Sérgio Souza.

Vamos conferir esta versão numa outra batida? Bora!


























Que o Rock 80 Brasil sempre foi cercado por boas influências musicais isso todo mundo já sabe e que muitos ícones da música se espelharam nos donos dessas vozes, também!
Agora você sabia que na década de noventa, lá naquele saudoso Programa Livre, cercado de jovens e muita música, foi palco para que o Zé Ramalho homenageasse o lendário Raul Seixas? É isso mesmo! E a canção escolhida foi “Medo da Chuva”, grande composição de Raulzito e Paulo Coelho e gravada originalmente no terceiro álbum de estúdio do maluco-beleza, o Gita (1974).

Chega de papo, né? E bora relembrar esta história, bela vídeo história na voz do Zé Ramalho! Solta o player aí!















E começaremos novembro com o pé direito! Afinal, um dos músicos que complementa a cena do rock gaúcho, Duca Leindecker, já está com data e hora marcada para a gravação do seu DVD ao vivo.

O local escolhido será em Porto Alegre, no Leopoldina Juvenil, nos dias 11 e 12 de novembro, às 21h. E além das canções que marcam a trajetória de Duca, tanto na banda Cidadão Quem quanto no duo Pouca Vogal, o músico também tocará as músicas de seu mais recente trabalho solo, o “Duca Leindecker – Voz, Violão e Batucada”. Contando também com as participações especiais dos artistas Humberto Gessinger, Luciano Leindecker e Tiago Iorc.

Viu só como está imperdível a sua participação nesses shows? Então não perca tempo! Garanta o seu ingresso clicando AQUI e acompanhe os bastidores destas gravações através do twitter de Duca Leindecker. E dale rock gaúcho!

http://www.ducaleindecker.com.br/



Postagens mais recentes Postagens mais antigas

Conecte-se

  • Twitter
  • Facebook
  • YouTube
Tweets de @Rock80Brasil

TAGs

RockClipe RockAgenda RockDisco Notícia RockCloner Encontros NoutraBatida VideoHistória Festivais Promoção Entrevista Coberturas MadeIn Musos do Rock Era Assim Encrencas do Rock Histórias do Rock Musas do Rock RockAção RockEstória

O Blog

O Blog

Visualizações

Sparkline

(C) 2014 - 2015 | Blog Rock80Brasil

  • Início
  • Expediente
  • Contato
  • Parceiros