Você sabia... Inútil

“A gente somos inútil”. O que tem de gente que cantou essa frase. E não deve ser entendido como autocrítica não. É denúncia mesmo. O nosso Roger Moreira, do Ultraje a Rigor, estava inspirado quando fez essa canção. Mas você sabia que não foi uma única inspiração?? Não foi.
Como é contado no livro “Nós vamos invadir sua praia” (Belas Letras), a primeira inspiração foi o pai do Roger que um dia o chamou de inútil (imagino que deva ter se arrependido). Um dia tomando banho, entre uma reflexão e uma canção, lá surgiu o “inútil” musicado. O livro “Dias de luta” (DBA) diz que Roger cantava “Why don’t you” e a sonoridade da frase o fez remeter ao “Inútil”.
Segunda inspiração do gênio Roger foi uma declaração do rei Pelé, que disse que os brasileiros não estavam preparados para escolher o presidente “A gente não sabemos escolher presidente”. A terceira foi uma matéria que o Roger leu que dizia que 90% dos brasileiros tinham cárie e não tinham dentes “A gente não sabemos nem escovar os dentes”. A tudo isso, soma-se a frase “a gente somos.. “ dita por um amigo do batera Leôspa.
Vale lembrar que o publicitário Washington Oliveto passou ao Osmar Santos uma fita com a música. O radialista, que foi um tipo de mestre de cerimônia da campanha “Diretas Já”, colocou a música para o público que ia às passeatas. Estava aí o “hino” da campanha e um dos maiores hits do rock 80 Brasil.

Blog Rock80Brasil

Informações sobre o melhor do nosso Rock 80 Brasil. Curta nossa página no Facebook (BlogRock80Brasil), siga nosso twitter (@Rock80Brasil). Equipe: Fabricio Mazocco, Ellen Visitário e Murilo Boarini.

1 comentários :