As musas do rock: “Ana”, dos Engenheiros do Hawaii

“Não me pergunte quem foi Ana”. Este foi o recado que Humberto Gessinger, dos Engenheiros do Hawaii, deu na música “E-stória”. O recado não foi por menos, pois a pergunta que não quer calar é realmente esta: quem é Ana?
No disco “A Revolta dos Dandis” (1987), lá estava, na quarta faixa do lado A do LP, a música “Refrão de Bolero”. Gessinger fala de um “eu” narrador arrependido por ter falado o que não devia ou algo assim. E no refrão dava o nome da pessoa que causou tal sofrimento: “Ana, seus lábios são labirintos. Ana, que atrai os meus instintos mais sacanas”. Poderosa esta Ana heim?!
Mesmo estando no disco de 87, a música fez sucesso em 90, quando a MTV exibiu o clip gravado em um show no Palace, da tour “O Papa é Pop”.
Pois bem, várias vezes já foi perguntado ao Gessinger quem foi Ana. No programa Matéria Prima (1991, TV Cultura) ele disse que é uma garota de Porto Alegre. Ponto. Nada mais. Já em um Programa Livre (1992, SBT), foi perguntado novamente e ele disse: “Conheci uma Ana que se chamava Ana, conheci outras que não se chamavam Ana. Elas existem, pode crer”.
No disco “10 mil Destinos Ao Vivo” Humberto tirou “Ana” do refrão e assim ficou. Mas... mesmo tirando, ela sempre vai existir, pode crer Humberto!


Bah 1 (como diz Humberto): Humberto é casado com Adriane Sesti.
Bah 2: Ele dedicou uma música para Adriane, mas este é assunto para outro post.

Blog Rock80Brasil

Informações sobre o melhor do nosso Rock 80 Brasil. Curta nossa página no Facebook (BlogRock80Brasil), siga nosso twitter (@Rock80Brasil). Equipe: Fabricio Mazocco, Ellen Visitário e Murilo Boarini.

8 comentários :

  1. HG disse em uma entrevista que Ana era um amor platônico dele na faculdade. Ótimo, o blog! www.is.gd/blogdouglasdutra

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!!!!! Para os desconhecedores da história da Ana, é uma curiosidade e tanto. Show.
    Seguindo seu blog, segue o meu se puder. jeitolunatico.blogspot.com
    Thank's!

    ResponderExcluir
  3. Porra, coincidência ou não, eu estava ouvindo esse álbum hoje no meu carro. É um grande álbum, realmente, da história do rock nacional. São músicas recheadas de literariedade. Só o Humberto poderia explicar quem é essa Ana. Enquanto isso, ficamos por aqui matutando e curtindo suas belas canções.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Acredito que Ana, surgiu só para rimar com semana, engana... etc

    ResponderExcluir
  5. ou, pode ter feito para a filha dele... ela não se chama Ana Clara!!! então, pode ter sido...

    ResponderExcluir
  6. Não Kleber...A Filha do Humberto nasceu em 92.. a musica eh de 87...

    ResponderExcluir
  7. aé mesmo ADEMAR JUNIOR... sera pra quem foi essa música ne? claro, para uma Ana, so não sabemos qual rsrs

    ResponderExcluir
  8. Alguém já parou para pensar que Ana poderia não ser uma pessoa e sim algo que na época o teria trazido alguma dependência...dizia a letra: Ana, seus lábios são labirintos. Ana, que atrai os meus instintos mais sacanas”. Viajemos nesta possibilidade...

    ResponderExcluir